A Black Friday foi criada nos Estados Unidos como uma forma de desovar os estoques do varejo, preparando para a entrada dos estoques de vendas para o Natal.
Lá, diferente daqui, os descontos são de verdade.
E por quê ?
1. – você tem um mercado consumidor de classe média, muito maior e com muito mais acesso a bens. O que permite que as compras do varejo sejam muito maiores. Com isso, as sobras de estoque são grandes. Precisa girar.
2. – por ser um país sem história de inflação, eles tem uma referência de preços muito maior que a nossa. Os descontos se não forem reais, ninguém compra e a rede fica com uma imagem muito ruim.
3. – Os impostos incidentes sobre os produtos são muito menores, o que garante mais dinheiro circulando.
4. – O acesso a crédito é farto e barato.
5. – os outlets são um canal de vendas representativo para o mercado, garantindo o ano todo um volume adicional de vendas, não só pelos estoques, mas também por produtos criados pra eles. Com essas características, a possibilidade de se usar um dia pra fazer mais volume que margem é real e quando vemos aquela loucura de gente saindo das lojas abarrotada de mercadorias, é com preços excelentes e compras ótimas. Nossa realidade ainda é muito diferente disso.