Shopper Understanding – o que é ? tenho que fazer ?
Aí o dono da loja diz : – lá vem o cara com essas bobagens importadas pra vender consultoria. Nem sei quem é esse tal de shopper.
– Te respondo, meu amigo. O Shopper é você, sou eu, somos todos. Precisa entender desse cara pra ganhar.
– Mas isso é complicado ?
– Sim e não. Vamos começar com o básico :
- O shopper não é ninguém menos que você quando está comprando alguma coisa. Na frente de uma gôndola de supermercado, numa loja, abastecendo o carro, etc.
- Toda vez que estamos expostos a produtos/serviços e dispostos a comprar, somos impactados por uma série de elementos de dispersão e de atração, criados para nos direcionar para a estratégia estabelecida pelo PDV.
As táticas utilizadas mais frequentemente para direcionar o Shopper são ações de preço, posicionamento, sortimento e promoção.
E você me pergunta, por onde começo ?
Tem duas ações a serem tomadas.
- Uma delas é fazer um Desk Research
- a outra é o próprio estudo in-loco.
Em outro tópico exploraremos isso melhor. Existem além destas, milhares de outras ações a serem tomadas para entender o Shopper mais profundamente e poder aplicar as ações necessárias para ganhar mais.
Mas para essas, sempre contrate um profissional especializado.
Post criado por Marcus Vinicius Sinhoreto
Um comentário sobre “O que é Shopper Understanding”