Me perdoe o povo do RH pelos meus poucos conhecimentos da área, mas acho que é uma dúvida da maioria.
Por que alguns anúncios de vagas tem valor de salário entre um mínimo e um máximo ? Ontem mesmo um deles informava o salário entre R$ 3.000,00 e R$ 3.500,00.
Fiquei pensando em algumas possibilidades :
1. – Salário variável por metas. Se a questão é porque o salário é variável por metas, isso não deveria estar claro ? E se for por metas, não seria ideal que o anúncio informasse o mínimo de retirada para estimular a pessoa a buscar uma remuneração maior pelo desempenho ? Se a retirada dela tem limite máximo, o desempenho dela também.
2. – Livre escolha – o candidato decide o quanto ele vale.
3. – Show de calouros – após a entrevista os jurados levantam a plaquinha com o salário. Quanto vale o show !
4. – Porforrá – operação desconhecida do mercado brasileiro, mas muito comum na França, quando o candidato recebe uma parte do salário por fora, sem ninguém saber.
Brincadeiras a parte, creio que a remuneração, bem como, as demandas da vaga, tem que ficar muito claras, evitando problemas futuros e perda de tempo e dinheiro.
O profissional tem que ser valorizado desde a fase de seleção. E como premissa básica é fundamental que se saiba exatamente quais são os benefícios e salário de determinada vaga, da mesma forma, que o currículo deve conter as informações mais importantes da descrição da carreira do profissional.
Assim mesmo, limpo, aberto e sem surpresas.
Parcerias de sucesso, só são mesmo parcerias de sucesso, se começam como parcerias de sucesso!