Levanto uma questão tão moderna quanto preocupante : o ocaso do varejo físico.
No mundo todo, redes tradicionais de varejo estão fechando pela mudança no comportamento de compra do consumidor.
Infelizmente, a última perda foi a Toys’r’us nos Estados Unidos e, no Brasil, várias redes internacionais dizendo adeus. Essa semana, a Lush Cosméticos.
Fica a dúvida, o varejo físico brasileiro está morrendo por causa :
1. – Falta de entendimento das necessidades do consumidor e falta de atração nas lojas para encantá-lo
2. – Mercado online e sua praticidade e comodidade
3. – Crise brasileira e falta de dinheiro
4. – Substituição de canal físico por virtual, devido a possibilidade de se comprar só o que quer, sem ser impactado por uma série imensa de produtos, sem a possibilidade de exercer poder de compra, por sermos um país pobre de população pobre
5. – Ninguém gostava do varejo físico mesmo, mas era a única opção existente Alguma outra opção é bem vinda.
Omnichannel na teoria é bonito, mas não é Brasil. As grandes capitais não são o Brasil.